Uma frente fria trouxe chuva para o Vale do Paraíba e litoral norte de São Paulo após mais de um mês de estiagem. Segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec/Inpe), a última chuva na região havia sido registrada no dia 28 e junho.
O Cptec explica que a estiagem é característica do inverno e foi interrompida com uma massa de ar frio. A previsão é de que o tempo chuvoso permaneça apenas sobre o litoral norte nesta quinta-feira (30), mas que as temperaturas voltem a ficar amenas em toda a região.
Durante o período de estiagem, a umidade relativa em algumas cidades chegou a ficar abaixo dos 30%, e o ideal segundo os meteorologistas é próxima dos 60%. Isso também elevou a incidência de queimadas.
O meteorologista do Cptec, Fábio Rocha, explica que a condição é característica do inverno, que tem em seu auge, entre os meses de julho e agosto, baixa incidência de chuva.
“O inverno é mais seco e com isso, mesmo que passe por nós uma frente fria, ela acaba gerando menos nebulosidade e impactando menos. A chuva nesta madrugada foi generalizada, mas com baixos índices na região do Vale, que não chegou ao acumulado de dez milímetros em 24h”, explicou Rocha.
Apenas as cidades do Litoral Norte tiveram chuva significativa, com índices que variaram entre os 20 e os 60 milímetros, variando de acordo com o município.
De acordo com o Cptec, a massa de ar frio já deixou a região e seguiu para o Rio de Janeiro. Os reflexos devem causar ainda chuva no litoral até esta sexta-feira (31) e derrubar temperaturas até o início da próxima semana.
Fonte: g1.globo.com